A sexta geração de consoles foi marcada por 4 videogames que até os dias de hoje são muito querido por pessoas que tiveram a oportunidade de jogar neles. Esses consoles foram o Dreamcast, PlayStation 2, Game Cube e Xbox, esses 4 consoles com certeza marcaram a sexta geração e revolucionaram o mercado dos games, trazendo muitas novidades, principalmente nos gráficos e nas mecânicas de gameplay. Vamos analisar especificamene o Dreamcast e o PlayStation 2.
O console que abriu a sexta geração foi o Dreamcast, lançado em 27 de Novembro de 1998. O segundo console que chegaria para marcar essa geração seria o próprio PlayStation 2 da Sony, lançado em 4 de Março de 2000. O Nintendo Game Cube foi o próximo a ser lançado em 14 de Setembro de 2001, e por ultimo a Microsoft apresentou o Xbox em 15 de Novembro de 2001. Essa geração foi marcada pela entrada da Microsoft no mercado dos games com o Xbox, assim como a despedida da Sega, lançando seu ultimo console, o Dreamcast.
Levando em consideração que o Dreamcast e o PlayStation 2 foram os primeiros consoles a serem lançados para a sexta geração, esses dois foram concorrentes direto por um tempo, e sim, era uma disputa muito acirrada em relação ao desempenho de cada um, mais antes de comparar as vantagens e desvantagens deles, vamos analisar o histórico de suas empresas antes do lançamento desses consoles.
O Lançamento do Sega Dreamcast
Na época que o Dreamcast foi lançado, a Sega vinha se recuperando de um crise que o console anterior tinha deixado, o Sega Saturn foi um fracasso dês do seu desenvolvimento de Hardware, Marketing de Vendas e Preço Final. Na época da batalha dos consoles de 32 bits, o Sega Saturn tinha um Hardware extremamente complicado, oque dificultava os desenvolvedores a criar jogos para a plataforma, e também devido a esse grande problema com o Hardware, os jogos saiam muito mais caro para o Sega Saturn, e consequentemente saia mais caro para o consumidor final, além de ter menos opções de jogos na sua biblioteca.O preço do Sega Saturn era bem mais caro comparando com os consoles concorrentes da época, tendo uma biblioteca com poucas opções de jogos e entregando menos qualidade e desempenho, as vendas do Sega Saturn despencaram, principalmente por conta do PlayStation 1 da Sony que já vinha trabalhando o 3D com jogos de maneira majestosa, e na década de 90 o 3D estava em alta, era inovação nos videogames.
Para se recuperar dessa crise, a Sega apostou em correr na frente da concorrencia e lançar um novo console focado em gráficos mais realistas, e devido a urgencia de apresentar um novo console, duas equipes foram contratadas para desenvolver os softwares e hardwares para o novo projeto, que mais tarde recebeu o nome de Dreamcast.
Embora o console viesse com bastante potencial, o publico estava decepcionado e desacreditado dos consoles da Sega por causa dos transtornos que o Sega Saturn causou, esse foi um dos motivos pelo qual o Dreamcast não durou muito tempo, e foi descontinuado em 31 de Março de 2001. Mesmo perdendo na quantidade de jogos e no número de vendas, o Dreamcast apresentava algumas superioridades sobre o seu concorrente PS2, principalmente em questões gráficas.
Quem pôde comprar um Dreamcast logo em seu lançamento no fim da década de 90 teve algumas oportunidades unicas que se tornaram um marco para aqueles que o tiveram, esse sendo o primeiro console caseiro com o poder de 128 bits, trazendo jogos revolucionarios para época, diferente de tudo que já tinhamos visto antes.
O Lançamento do Sony PlayStation 2
A Sony se consolidou nos mercados dos videogames já com seu primeiro console, o PlayStation 1, também chamado de simplesmente de PSOne, que foi muito bem recebido pelo publico, se apresentando como um console totalmente focado em jogos caseiros, com histórias mais consistentes e jogabilidades mais precisas, usando técnicas 3D de uma maneira incrivel que até então nenhum outro console tinha apresentado.O sucesso foi tanto que alavancou as vendas dos consoles da Sony, era muito mais fácil ver PlayStation 1 na casa das pessoas do que qualquer outro console, não só pelo valor que era mais acessível, mais também por sua enorme biblioteca de jogos, que eram muito bem desenvolvidos para a época. Logo o público que tinha jogado no PSOne estava a espera do seu sucessor.
E em 1999 quando a Sony anunciou seu próximo console, as pessoas já esperavam grandes feitos depois do sucesso que foi o PSOne, e em 2000 o PlayStation 2 já estava nos mercados do japão, nos anos seguintes estava nos mercados de quase todo o mundo, e assim como o seu primeiro console, a Sony conseguiu entregar algo muito agradavel e vantajoso para os fãs de games, o Ps2 foi um sucesso, e é até hoje é um dos consoles mais popular do mundo, e o mais popular no Brasil, sempre recebendo atualizações e novidades, mesmo de maneira não oficial.
Comparações Iniciais.
De fato o PlayStation 2 se tornou mais popular por vários motivos, como preço mais acessível, marketing de vendas bem planejado, facilidade em encontrar jogos, além de ser um super console, mais seria muito injusto apontar ele como o melhor, já que não sabemos como o Dreamcast teria sido desenvolvido se tivesse mais tempo.O Dreamcast nem se quer teve oportunidade de evoluir, pois ele já veio para o mercado dos games sendo mal visto. As pessoas estavam com receio de comprar um novo console da Sega por conta dos erros cometidos no Sega Saturn, mais olhando de um ponto de vista técnico, o Dreamcast tinha potencial para limpar o nome da Sega, e reestabelecer a empresa no mercado dos games.
Gráficos
Mesmo com dois anos de vantagem em relação a tempo de desenvolvimento de Hardware e Jogos, o PlayStation 2 no seu lançamento, não conseguiu entregar um gráfico superior ao Dreamcast, quando comparamos os jogos multiplataforma colocando lado a lado a diferença fica notavel, o Dreamcast sempre se sobressaia em qualidade de textura, iluminação, reflexos, cores, profundidade e efeitos visuais em geral.
O Hardware do Dreamcast não era necessáriamente superior ao do PlayStation 2, em vista que ambos tinham seus pontos negativos e positivos, porém na questão de desempenho gráficos, o do Dreamcast mostrou que estava a frente do seu tempo, levando em consideração que foi lançado ainda na década de 90, quase dois anos antes do PlayStation 2 ser lançado.
Com o passar dos anos isso foi mudando um pouco, e melhorando para o lado do Ps2 que ganhou uma atualização com o Cabo Av. Componente, que combinado com novos jogos como Tekken 5, entrega uma resolução a 520p, que já era um salto e tanto em evolução gráfica, e o Gran Turismo 4 que chega a uma resolução de imagem de 1080i, nesse momento o PS2 mostrou o seu verdadeiro potencial gráfico. Mais não é como se o Dreamcast fosse ficar para trás, pois ele também entregava um ótimo gráfico para época com uma resolução de até 720p na maioria dos seus jogos, quando utilizado em um monitor com o cabo VGA.
Controles
Embora os controles do Dreamcast fossem muito bem utilizados e precisos para os jogos que foram lançados na plataforma, tinha algo que os jogadores estavam sentindo falta, que era um segundo analógico e mais 2 botões superiores, assim como a Sony já havia feito nos controles de PSone, e continuou nos controles do PlayStation 2, isso revolucionou os games, e foi algo que posteriormente a Nintendo e a Microsoft também trouxeram para os controles de seus consoles.A falta desses botões deixou os controles de Dreamcast com uma aparencia arcaica, a maioria dos jogadores já tinha se acostumado com mais opções de botões, que era muito mais conveniente e prático. Mesmo assim é interessante destacar alguns aspectos revolucionários do Controle do Dreamcast trouxe, como o encaixe do VMU que era nos controles, e ao encaixa-lo o controle ficava com uma tela, dependendo do jogo que esteva sendo jogado, informações do jogo poderiam aparecer diretamente no controle. E também os gatilhos com pressão, algo que revolucionou os controles das gerações futuras, isso é algo que a Sony e a Microsoft vem utilizado muito dês do PS3 e Xbox 360 até hoje.
Experiência Online
Os primeiros modelos de PS2 precisavam de adaptadores para jogar online, já o Dreamcast vinham com hardware de rede já integrado a placa mãe, e foi o primeiro console de mesa a oferecer uma experiência decente em jogos online, algo que até então só era possível fazer com PCs. Quando a Sony apresentou o online em seu console, só era possível fazer através de adaptadores e modem, mesmo assim o publico não deixou de jogar, e até hoje em dia é possível jogar online no Ps2 em servidores idependentes.
Comparações finais.
Os dois videogames que abriram a sexta geração de consoles são realmente incriveis em suas particularidades, é impossível apontar o melhor ou pior, já que âmbos são exelentes em suas respectivas propostas, e agradam muito as pessoas que tem a oportunidade de ter contato com eles, e como vimos esses consoles são responsaveis por trazer grandes mudanças no mercado dos games.
Hoje em dia esses dois consoles ainda recebem atualizações da comunidade. Para o PS2 temos o OPL, que permite jogar no Ps2 com midia digital através de um Pen Drive ou HD, além de vários Mods de games que nunca param de ser lançados. E para o Dreamcast temos o GDemu, uma modificação é feita no hardware do console para executar os jogos via cartão de memoria com um adaptador SD. Assim a comunidade vem mantendo os consoles sempre atualizados e com novidades.