Desenvolvedores
independentes estão recriando o primeiro game da franquia Resident Evil em
16-Bits, de forma que seja compatível com Mega Drive, o
projeto está em desenvolvimento dês de 2017 e já tem até demo
disponível para download, a Rom pode ser executadas em Emuladores de Mega
Drive, Consoles Mega Drive retrô importados da China, e até mesmo
no próprio Mega Drive através de cartuchos Everdrive.
O game Resident Evil foi lançado originalmente para PlayStation 1 (PSone) e
Sega Saturn, logo em seguida ganhou uma adaptação para PC, o primeiro game que
já era muito querido na época fez ainda mais sucesso quando lançou o seu Remake para
o Nintendo Game Cube, sendo remasterizado para
os consoles das novas gerações até hoje em dia.
O projeto segue em fase de desenvolvimento e muitas pessoas já estão acompanhando
há um certo tempo. Um vídeo foi lançado recentemente no Youtube, mostrando como
está a continuação do game além da demo. Ao que tudo indica, os desenvolvedores
pretendem ir até o fim com esse demake, embora seja uma missão um tanto
complicada, já que esse é o trabalho de uma equipe pequena, com poucos
desenvolvedores e nenhum patrocínio financeiro.
A iniciativa em si é muito promissora e recebe muito apoio moral da comunidade
que é fã da franquia, só pra constar, o que temos disponível para jogar é apenas
uma Demo do game Bio Evil, que foi finalizada em 2017, e da pra ver que é um
ótimo começo. Hoje em dia o jogo está muito mais desenvolvido, com mais
detalhes e conteudos, mais só é possível assistir por enquanto nas redes
sociais onde o projeto é postado, veja mais abaixo.
O próprio desenvolvedor do projeto tem vários vídeos na internet, mostrando
como ele está recriando os cenários, adicionando mais detalhes visuais e também
na mecânica do jogo. A versão que temos até agora chamada de Bio Evil é claramente
uma mistura dos nomes que a franquia recebeu tanto no ocidente quando no
oriente. Originalmente no ocidente a franquia ganhou o nome de Bio Hazard, e no
ocidente foi titulado Resident Evil, daí a Bio Evil que é a recriação do
primeiro game da série, só que um Demake em 16-Bits compatível com Mega Drive.
Os desenvolvedores pedem ajuda para outros desenvolvedores e pessoas da
comunidade que puderem apoiar esse projeto para que seja possível finalizá-lo.
Porém tem um detalhe preocupando alguns fãs que querem jogar essa obra no Mega
Drive até o final. O game em sua versão Demo já está pesando 1 MB, que é
relativamente pesado quando estamos falando de jogos para o Mega Drive. Até
então é possível executar a demo por um emulador de Mega Drive ou até mesmo
gravar em um cartucho para executar no aparelho Mega Drive nativamente. Mais a
questão é, quando o jogo estiver completo, se ainda será possível jogar desse
mesmo jeito nessas plataformas.
O conteúdo original de Resident Evil é bem grande, com bastantes cenários
diferentes, inimigos e diversos itens, são elementos que estão presente no jogo
original, e a comunidade espera que seja possível acompanhar a história do game
até o fim nesse Demake também.
Em relação à fluidez, a Demo do jogo não é bem linear na maioria do tempo,
podendo ter queda de quadros em alguns momentos, principalmente quando está enfrentando
zumbis, com apenas um único zumbi já é o suficiente começar ter queda de frames
por segundo, não é sempre que acontece, mesmo assim é algo que eventualmente o
desenvolvedor deve consertar.
Outro detalhe importante que temos disponível na Demo é a presença de um menu
com alguns idiomas, embora nessa ROM de demonstração esteja disponível apenas
no idioma inglês as opções para português, espanhol e russo também aparecem,
que nos dar a entender que nas próximas atualizações o game pode está
disponível em todos esses idiomas.
Nas atualizações que o desenvolvedor posta em suas redes sociais, podemos ver
que o jogo recebeu uma melhora principalmente nos gráficos, com texturas
realistas e detalhadas, efeitos de luz e sombra, além de um novo visual no
catalogo de itens. Umas melhorias nos efeitos de áudio também são notáveis,
como o som do disparo de uma arma, ou até mesmo o som dos passos por exemplo.
Muitos vídeos também foram postados nas redes sociais dos desenvolvedores, onde
também é possível ver muitos cenários totalmente inéditos, que ainda não estão
disponíveis na demo.
Uma observação que é até meio cômico foi feito pelos desenvolvedores, pedindo
para que a Rom não seja pirateada para vender. Embora esse seja um pedido muito
difícil de ser atendido, pois uma vez que algo cai na internet a chance de ser
pirateada é de 90%. Mais a parte engraçada é que a Demo que foi disponibilizada
está em um estágio tão inicial que não é possível que alguém pagasse por isso,
é hilário pensar que alguém teria coragem de vender esse conteúdo, e não é por
ser mal feito ou algo assim, mais porque a palavra demonstração nunca foi tão
bem aplicada quanto nessa Demo disponibilizada.
Quase cinco anos se passaram dês de que um gostinho do jogo foi liberado para o
publico, e mesmo que o projeto esteja avançando muito lentamente, devemos levar
em consideração que é um trabalho feito de fãs para fãs sem fins lucrativos até
então. E mesmo assim está ficando bem definido e fluido mesmo para 16-Bits, uma
pena nenhuma demo atualizada ter sido liberada para os players que aguardam ansiosamente.
O jogo segue a mesma temática, com a mesma história e missões do primeiro game
Resident Evil, a idéia dos desenvolvedores é deixar o Demake o mais próximo
possível do jogo original, sem alterar em absolutamente no roteiro ou no modo
como o horror survival é aplicado, e que o publico tanto ama, com direito
bastante puzzle, todos os chefes e o máximo de detalhes que o hardware
aguentar.
As atualizações que foram feitas até então, só os desenvolvedores tem acesso, e
analisando o game como está hoje em dia e colocando em comparação com a
primeira Demo de 2017, de fato a Demo deixa de ser interessante, pois o projeto
está muito avançado, com bastante melhoras e novidades. É possível acompanhar o
trabalho dos desenvolvedores através do Youtube, e em outras mídias. Você pode
ver mais sobre isso clicando aqui.