A sexta geração de consoles foi marcada por quatro videogames que até hoje são muito querido pelas pessoas que tiveram a oportunidade de jogar neles.
Dreamcast, PlayStation 2, Game Cube e Xbox. Esses 4 consoles com certeza marcaram a sexta geração de consoles e revolucionaram o mercado dos games, trazendo muitas novidades, principalmente em questão de gráficos e mecânicas de gameplay.
- Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Tem descontos em TODAS as categorias. Basta clicar aqui para conferir.
O console que abriu a sexta geração foi o Dreamcast, lançado em 27 de Novembro de 1998. O segundo console que chegou para marcar essa geração foi o próprio PlayStation 2, lançado em 4 de Março de 2000. Nintendo Game Cube foi o terceiro em 14 de Setembro de 2001, e por último a Microsoft apresentou o Xbox, em 15 de Novembro de 2001.
Levando em consideração que o Dreamcast e o PlayStation2 foram os primeiros consoles a ser lançado para a sexta geração, esses dois foram concorrentes direto por um tempo, e sim, era uma disputa muito acirrada em relação ao desempenho de cada um.
Nessa análise, vamos considerar os seguintes pontos:
- Histórico da empresa que desenvolveu o console
- Acessibilidade (preço do console e número de jogos)
- Gráficos
- Controles
- Experiência Online
Antes de comparar as vantagens e desvantagens de cada videogame, vamos analisar o histórico de suas respectivas empresas (Sony e Sega), e como estava a reputação de cada uma pouco tempo antes de lançar esses consoles. Começando pela Dreamcast, que foi o primeiro console da sexta geração a ser lançado.
Como foi o lançamento do Sega Dreamcast
Quando o Dreamcast foi lançado, a Sega estava se recuperando de um crise que o console anterior tinha deixado. O Sega Saturn foi um fracasso dês do seu desenvolvimento até o preço final para o público, e isso contribuiu muito pra que o Dreamcast não alcançasse o seu verdadeiro potêncial.Sega Saturn, o console fracassado anterior ao Dreamcast
Na época da "batalha dos consoles da quinta geração", o Sega Saturn tinha um Hardware que os desenvolvedores de jogos descreveram como "muito complicado", que era difícil criar jogos para esse console. Devido a esse problema de Hardware, poucos jogos bons sairam para o Sega Saturn. O preço para desenvolver jogos pra esse console era muito caro e consequentemente saia mais caro para o consumidor final.
Com uma biblioteca que oferecia menos jogos que a concorrência e um preço muito elevado, o Sega Saturn era considerado inferior quando comparado a outros consoles da época. Os jogadores estavam decepcionados com a Sega e começaram a se questionar se o próximo videogame da empresa seria uma boa escolha.
Com o passar dos anos as vendas do Sega Saturn despencaram, enquanto as vendas o PS1 só aumentavam. Isso talvez porque o console da Sony oferecia muito mais jogos em 3D, e na década de 90 o 3D estava em alta, era inovação nos videogames.
Para se recuperar dessa crise, a Sega apostou em correr na frente e lançar um novo console antes dos concorrentes, focadondo em gráficos mais realistas e serviços de internet. O novo projeto mais tarde recebeu o nome de Dreamcast.
Embora o Dreamcast tivesse bastante potencial para limpar o nome da Sega, o público estava desacreditado com os consoles dessa empresa por causa dos transtornos que o Sega Saturn causou, esse foi um dos motivos pelo qual o Dreamcast não brilhou como merecia e não se popularizou tanto como outros consoles.
Mesmo perdendo na quantidade de jogos e no número de vendas, o Dreamcast era superior em alguns aspectos comparado ao PS2, principalmente em questões gráficas. O Dreamcast trouxe jogos revolucionarios para época, diferente de tudo que já tinhamos visto antes nos games.
anuncio
O lançamento do PlayStation 2
A Sony se consolidou nos mercados dos videogames já com seu primeiro console. O PlayStation 1 foi um verdadeiro sucesso, se apresentando como um console totalmente focado em jogos caseiros, com boas histórias e jogabilidade mais dinâmica, usando técnicas 3D de uma maneira incrivel que até então nenhum outro console tinha apresentado.publicidade
PS1, o incrível console anterior ao PlayStation 2
Com todo sucesso que o PlayStation 1 fez, a venda de consoles da Sony dispararam, era muito mais fácil ver o PlayStation 1 na casa das pessoas do que qualquer outro videogame. O valor do PS1 era mais acessível que outros consoles da época, e tinha uma biblioteca de jogos enorme com muitos jogos exelentes que o público amou. Logo as pessoas que tinham jogado no Play1 estavam muito satisfeitas e aguardava anciosamente o próximo console da Sony.
No ano de 2000 o PlayStation 2 já estava nos mercados do japão, nos anos seguintes estava nos mercados de todo o mundo, e como no seu primeiro console, a Sony conseguiu entregar algo muito vantajoso para os fãs de games. O PS2 foi um sucesso imediato, e continua sendo um dos consoles mais populares do mundo, e o mais popular no Brasil.
Sabemos que o PS2 é um super console, isso é um fato! mais seria muito injusto apontar ele como "o melhor", já que não sabemos como o Dreamcast teria se desenvolvido com mais tempo se tivesse tido uma chance.
O Dreamcast não teve oportunidade de evoluir, quando o console foi lançado a Sega estava com uma péssima reputação por causa do desastre que foi o Sega Saturn. Mais olhando de um ponto de vista técnico, o Dreamcast tinha sim muito potencial pra colocar a Sega de volta ao mercado dos consoles.
Gráficos:
Controles:
Embora os controles do Dreamcast fossem muito bem útilizados para os jogos que foram lançados na plataforma, tinha algo que os jogadores estavam sentindo falta, que era o segundo analógico e mais 2 botões na parte de cima do controle, assim como a Sony já havia estabelecido nos controles do PS1 e continuou nos controles do PlayStation2.
A falta desses botões deixou os controles do Dreamcast com uma aparência arcáica e com um menor desempenho comparado aos controles do PlayStation2. A maioria dos jogadores já tinha se acostumado com mais opções de botões, que era muito mais conveniente e prático, além de proporcionar uma jogabilidade mais dinâmica e váriada.

Hoje em dia esses dois consoles ainda continuam recebendo atualizações da comunidade. Para o PlayStation2 temos o sistema OPL, que permite jogar no PS2 com jogos em midia digital através de um Pen Drive ou HD, além de vários mods de games que nunca param de ser lançados.
No ano de 2000 o PlayStation 2 já estava nos mercados do japão, nos anos seguintes estava nos mercados de todo o mundo, e como no seu primeiro console, a Sony conseguiu entregar algo muito vantajoso para os fãs de games. O PS2 foi um sucesso imediato, e continua sendo um dos consoles mais populares do mundo, e o mais popular no Brasil.
Custo benefício dos consoles e acessibilidade de jogos
O PlayStation 2 se tornou mais popular por vários motivos, como preço mais acessível que era muito mais barato comprar um PS2 do que outros consoles da época. Também era muito fácil encontrar jogos de PS2, os desenvolvedores não paravam de lançar jogos para a plataforma, e com propagação da piratária era ainda mais fácil encontrar jogos de PS2 em todo lugar.Sabemos que o PS2 é um super console, isso é um fato! mais seria muito injusto apontar ele como "o melhor", já que não sabemos como o Dreamcast teria se desenvolvido com mais tempo se tivesse tido uma chance.
O Dreamcast não teve oportunidade de evoluir, quando o console foi lançado a Sega estava com uma péssima reputação por causa do desastre que foi o Sega Saturn. Mais olhando de um ponto de vista técnico, o Dreamcast tinha sim muito potencial pra colocar a Sega de volta ao mercado dos consoles.
Gráficos:
Dreamcast mostra ser superior em gráficos no lançamento.
Quando comparamos os jogos multiplataforma colocando lado a lado, a diferença fica notavel, o Dreamcast sempre entrega melhores gráficos, com mais qualidade de textura, iluminação, reflexos, cores, profundidade e efeitos visuais em geral.
Mesmo com dois anos a mais de tempo para desenvolver um Hardware e Jogos, o PlayStation 2 no seu lançamento, não conseguiu entregar um gráfico superior ao Dreamcast. Em questão de desempenho gráfico, o console da Sega mostrou que estava a frente do seu tempo.
PlayStation 2 ganha aprimoramento nos gráficos.
Com o passar dos anos a comparação dos gráficos foi melhorando para o Ps2, que ganhou uma atualização com o Cabo de imagem Av. Componente e mostrou seu verdadeiro potêncial gráfico. Combinando o cabo componente como os novos jogos de PS2 que foram lançados, entregavam um gráfico simplesmente maravilhoso nas TVs de tubo da época.
Mesmo com o PlayStation 2 aprimorando seus gráficos, o Dreamcast não ficou para trás e também ganhou uma atualização com cabo de imagem VGA, que combinado com o monitor de tubo que tinha na época, também entregava gráficos incríveis nos jogos.
Controles:
PlayStation 2 tem controles superior.
Embora os controles do Dreamcast fossem muito bem útilizados para os jogos que foram lançados na plataforma, tinha algo que os jogadores estavam sentindo falta, que era o segundo analógico e mais 2 botões na parte de cima do controle, assim como a Sony já havia estabelecido nos controles do PS1 e continuou nos controles do PlayStation2. Esse padrão de botões que foi apresentado pela Sony revolucionou os controles de videogame, e foi algo que a Nintendo e a Microsoft também colocaram no controle do seus videogames que seriam lançados nos anos seguintes.
A falta desses botões deixou os controles do Dreamcast com uma aparência arcáica e com um menor desempenho comparado aos controles do PlayStation2. A maioria dos jogadores já tinha se acostumado com mais opções de botões, que era muito mais conveniente e prático, além de proporcionar uma jogabilidade mais dinâmica e váriada.
A importância dos controles do Dreamcast para a indústria dos videogames.
É interessante destacar alguns aspectos revolucionários que o Dreamcast trouxe, como por exemplo foi o primeiro console a mostrar informações da gameplay diretamente no controle. Isso era possível porque VMU do console é encaixado no controle, adicionando uma tela auxiliar onde mostra informações de gameplay de alguns jogos.
publicidade
Os gatilhos de pressão também foi algo que revolucionou os controles de videogames, tanto que a PlayStation, a Nintendo e a Microsoft Xbox adotaram esse modelo de gatilhos de pressão e usam no controle de seus novos consoles até os dias de hoje.
Experiência Online
O Dreamcast foi o primeiro console caseiro a oferecer uma experiência jogos online decente. O videogame já vinha uma placa de rede internet na placa mãe e os serviços de jogos online estava mais desenvolvido que no PlayStation 2.
Quando a Sony apresentou o online para o PS2, só era possível usar os serviços de internet adicionando adaptadores e modem, mais isso não impediu os jogadores de aproveitar os serviços online da plataforma, e até hoje em dia é possível jogar online no Ps2 em servidores idependentes.
Comparações finais.
Os dois videogames que abriram a sexta geração de consoles são realmente incriveis, a importância que cada um teve para a indústria é surpreendente, esses consoles são responsaveis por trazer grandes mudanças no mercado dos games.É impossível apontar um melhor ou pior, já que os dois são "o melhor" em suas respectivas propostas. Sem falar que esses consoles agrada muito as pessoas que tem a oportunidade de ter contato com eles, e acumularam milhares de fãs ao longo dos anos.

Hoje em dia esses dois consoles ainda continuam recebendo atualizações da comunidade. Para o PlayStation2 temos o sistema OPL, que permite jogar no PS2 com jogos em midia digital através de um Pen Drive ou HD, além de vários mods de games que nunca param de ser lançados.
Para o Dreamcast temos o GDemu, que é uma modificação feita no hardware do console para executar jogos em mídia digital via cartão de memoria, usando um adaptador SD. Assim a comunidade vem mantendo os consoles sempre atualizados e com novidades.
publicidade