O ex-diretor da Rockstar Games, Obbe Vermeij, comentou sobre o jogo de espionagem que foi abandonado pela desenvolvedora.
O game foi anunciado em 2009 como exclusivo do PlayStation 3 mas nunca foi lançado. Depois de alguns anos os desenvolvedores postaram informações sobre o game esquecido.
- Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Tem descontos em TODAS as categorias. Basta clicar aqui para conferir.
A princípio, Agent seria um jogo single player focado em ação de espionagem, com ambientação inspirada em várias cidades reais, incluindo missões em uma estação espacial. Diferente de outros títulos da Rockstar, o game não incluia um mundo aberto para explorar.
O jogo é considerado um "projeto arquivado" na Rockstar, mas nunca foi cancelado de maneira oficial pela empresa, e vários anos depois do seu anúncio, em 2015 surgiram imagens vazadas mostrando alguns cenários e ideias de Concept Art.
Segundo Obbe Vermeij, no meio do desenvolvimento do Agent, metade da equipe da Rockstar North foi redirecionada para trabalhar nas DLCs de Grand Theft Auto IV, e o restante da equipe foi encarregada de iniciar o desenvolvimento do projeto que mais tarde se tornaria GTA V.
Em 2022, alguns desenvolvedores afirmaram que o projeto acabou sendo retirado das mãos da Rockstar North, e foi repassado para outra divisão da empresa, que nunca chegou a concluir o game, que estava em fase inicial de produção.
As últimas informações do projeto foram retiradas do site oficial da Rockstar em 2021, colocando fim a uma série de rumores e esperanças de que o jogo poderia ser lançado um dia. Enquanto isso, os jogadores podem apenas especular como esse jogo seria, e quais impactos ele teria feito na indústria dos games.
Há alguns anos, imagens do jogo apareceram nas redes sociais, quando um antigo desenvolvedor da Rockstar North compartilhou alguns detalhes de gameplay, e como o jogo funcionaria. Na época, a Rockstar chegou a pedir para que o ex-funcionário apagasse as postagens relacionadas ao jogo.
Com o vazamento do código-fonte de GTA 6, vários projetos da Rockstar foram espalhados pela internet, incluindo diversas informações sobre o projeto do jogo Agent, e DLCs de GTA Liberty City, tudo isso registrado nos planos cancelados da gigante da indústria.
“Era como uma versão escocesa do jogo James Bond, ambientado nos anos 70, e seria mais linear que GTA. Também havia uma cidade mediterrânea francesa, uma estação de esqui suíça, o Cairo e no final haveria um grande tiroteio com lasers no espaço.” disse Obbe Vermeij em uma postagem em suas redes sociais.
Após várias renovações, a Rockstar abandonou completamente a marca registrada Agent em 2018, antes de retirar jogo do site em 2021. O anúncio do game havia ocorrido durante uma conferência da Sony na E3 de 2009, e seria ambientado durante os eventos da Guerra Fria, no ano de 1970.