O artísta e mangaká japonês Akira Toriyama, criador da série Dragon Ball, morreu aos 68 anos. A notícia foi dada por seu estúdio, que informou que Akira foi vítima de um coágulo sanguíneo no cérebro, conhecida como hematoma subdural agudo.
![]() |
Akira Toriyama ★ 1955 - 2024 ✞ |
Embora o mangaká tenha falecido no último dia 1 de Março, sua morte só foi divulgada públicamente nessa sexta-feira (08/03). O funeral do criador já aconteceu em uma cerimônia reservada para a presença da família e amigos mais próximos.
A produtora Bird Studio, de Toriyama, fez um comunicado, dizendo que ele morreu deixando "vários projetos em processo de criação, e que o artísta estava muito entusiasmado com tudo que estava produzindo".
"Ele deixou muitos títulos de mangás e obras de arte neste mundo. Esperamos que o mundo único criado por Akira Toriyama continue sendo amado por todos durante muito tempo", publicou a conta oficial da série Dragon Ball nas redes sociais.
A notícia pegou os fãs de surpresa, não esperavam por isso já que não foi feito nenhum comunicado anterior, informando que o artísta estaria passando por complicações de saúde. No Japão é muito comum quando uma figura importante morre, demorar alguns dias para a notícia se tornar pública, isso é pra respeitar a privacidade e direito a luto de familiares e amigos.
Outros mangakás e artístas prestam homenagem a Akira Toriyama.
O designer de jogos japonês Yuji Horii que trabalhou junto com Toriyama, no popular jogo Dragon Quest, postou na plataforma X/Twitter “Não acredito que ele se foi”. Yuji e Akira eram amigos de longa data e trabalharam e vários projetos ao longo dos anos
O criador do mangá “One Piece”, Eiichiro Oda fez uma homenagem ao seu amigo, e disse que a ideia de nunca mais ver Toriyama enche ele de tristeza.
"Toriyama pegou uma época em que diziam que ler mangá deixaria você estúpido e criou uma era onde adultos e crianças leem e gostam de mangá. Ele nos mostrou o sonho de que o mangá pode fazer coisas assim, e que podemos levar isso para o mundo”, disse Oda no site da Shonen Jump.
Muitos fãs também prestaram homenagens em peso para o artísta. “Dragon Ball foi meu livro para a vida toda. Ensinou-me que eu poderia superar qualquer dificuldade se trabalhasse nisso com alegria e prazer”, escreveu um fã no X.
Dragon Ball é uma das obras mais importantes na história da cultura pop, falando assim em uma escala mundial - essa é uma afirmação que não chega nem perto de ser um exagero. Sua influência é refletida em vários outros animes, filmes, música, moda, games e comportamento que já dura há várias décadas, sendo o responsável por uma das maiores exportações do Japão para o mundo.
Quem foi Akira Toryiama? um breve resumo da carreira do artísta
Nascido em 5 de abril de 1955 na cidade de Kiyosu, província do Aichi, Akira Toriyama iniciou seus trabalhos desenhando mangá aos 23 anos. Em 1978 ele fez sua estreia como desenhista cartoon, quando apresentou sua história para a revista Weekly Shonen Jump, uma publicadora de mangás no Japão.
O mangá de Dragon Ball foi publicado pela mesma revista em 1984, esse foi o título que consagrou a carreira criativa de Akira Toriyama, com um legado que perpetua por mais de quatro décadas. A história de Dragon Ball é inspirada no clássico romance chinês "Jornada ao Oeste".
Quando a série de mangás foi adaptada em anime, quebrou as barreiras do oriente e a obra se espalhou para todo o mundo, ganhando adaptação em filmes, games, spinoffs, peças de teatro e várias outras mídias e obras de arte que fizeram uma adaptação do mangá de Dragon Ball.
A primeira saga do mangá conta a história de Son Goku, um garoto que parte em uma aventura com seus amigos, em busca das sete esferas do dragão. À medida que Goku envelhece, o enredo vai mudando para, e durante sua jornada Goku luta contra vários vilões que encontra ao longo do caminho, e por muitas vezes foi o herói responsável por salvar a Terra do seu universo.
Poderia ser apenas uma questão de nostalgia, com um monte de adultos querendo lembrar da sua juventude, mas o fato é que Dragon Ball consegue ser um sucesso com crianças até hoje, e essa é uma prova da força dessa obra que já dura mais de 30 anos dês de seu lançamento.