Após anos de expectativa, o aguardado Cyberpunk 2077 foi finalmente lançado em 10 de dezembro de 2020. No entanto, o que deveria ser um grande momento para a CD Projekt Red acabou se transformando em uma decepção generalizada, devido à quantidade significativa de problemas técnicos.
Quem jogou Cyberpunk 2077 nos consoles PS4 e Xbox One certamente se lembra do jogo estar praticamente injogável, com bugs frequentes e graves falhas de desempenho. O jogo apresentava problemas a cada instante, deixando muitos jogadores frustrados.
Em uma entrevista com a Eurogamer, Charles Tremblay, que na época era o programador-chefe da engine da empresa, explicou a razão por trás dos inúmeros bugs que afetaram a versão de lançamento do jogo. Segundo Tremblay, a limitação dos discos rígidos mecânicos (HDD) foi um dos principais culpados.
"Se você dirigir rápido demais, pode parar o carro, correr para dentro de um prédio, e então toda a missão precisa estar pronta. Tudo tem que estar preparado, incluindo as animações", disse Tremblay. "Nós realmente tentamos criar uma experiência contínua, sem telas de carregamento artificiais sempre que possível. Não temos aquelas portas ou corredores falsos. Nada disso."
Ele acrescentou: "Tudo é transmitido em tempo real – você entra no elevador e não há carregamento falso. O sistema inteiro está sempre funcionando, é um sistema contínuo para tudo. Porém, como o jogo era transmitido a partir de discos rígidos mecânicos com limites de velocidade de leitura e gravação, a equipe enfrentou um desafio quase impossível para fazer isso funcionar."
Além das dificuldades com os discos rígidos, os desenvolvedores também enfrentaram o problema de memory leak (vazamento de memória), que impactou especialmente os consoles da geração anterior.
"Tecnicamente, o jogo poderia rodar indefinidamente, mas em algum momento surgiriam problemas de fragmentação ou esgotamento de memória, o que impediria que algumas animações fossem carregadas", explicou Tremblay.
"Nesse caso, você tem duas opções: ou o personagem aparece em uma T-pose, ou ocorre um travamento completo. Qual você prefere?", questionou retoricamente. "Nós preferimos não travar o jogo completamente." Como resultado, o jogo acabou apresentando várias T-poses.
Atualmente, Cyberpunk 2077 está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series S|X.
Fonte: Eurogamer