A Capcom é uma das desenvolvedoras mais influentes na indústria dos games. A lendária editora é conhecida por ter criado algumas das franquias mais icônicas dos jogos eletrônicos.
De Resident Evil a Street Fighter, o catálogo de jogos da Capcom é repleto de títulos que deixaram uma marca no mundo dos games.
Infelizmente nem todos os projetos da Capcom tiveram o sucesso e reconhecimento merecido. Tem muitos jogos incríveis que foram deixados para trás, ficando perdidos no tempo ou foram esquecidos pela desenvolvedora.
Vamos relembrar aqui 10 jogos que foram abandonados pela Capcom, e tentar entender as razões do porque essas franquias sumiram da indústria dos games, relembrando o que esses jogos poderiam ter se tornado, se tivessem encontrado o seu lugar ao sol.
- Hey! Que tal dar uma olhadinha nas ofertas do dia? Tem descontos em TODAS as categorias. Basta clicar aqui para conferir.
Dino Crisis
Dino Crirsis é uma franquia de jogos que combina ação com terror e sobrevivência, o game foi lançado para PS1, Dreamcast, PSP e PC. A jogabilidade é muito semelhante a dos jogos clássicos do Resident Evil, com câmeras estáticas em diferentes ângulos, combate estratégico e resolução de puzzles.
Esse é com certeza um dos jogos mais queridos pelos fãs da Capcom. Embora a comunidade tenha pedido incansavelmente por um jogo novo, nos últimos anos, parece quea Capcom enfrenta uma série de desafios que impede o retorno da dessa franquia em forma de remake ou continuação.
Onimusha
Onimusha é uma série de jogos de ação e aventura conhecida por combinar elementos da história do Japão feudal com mitologia sobrenatural. Os jogos da série fizeram muito sucesso, mais por algum motivo a Capcom decidiu não investir mais nessa franquia, que não tem um jogo novo dês de 2006.
Apesar da ausência de lançamentos recentes, a franquia Onimusha continua a ser lembrada com muito carinho pelos fãs e permanece como parte importante da história da Capcom. Em 2019 foi lançado uma remasterização do segundo título da franquia, então é possível que no futuro a Capcom considere reviver a série.
Viewtiful Joe
Viewtiful Joe é um jogo beat 'em up de ação e plataforma que se destacou por seu estilo visual marcante e gameplay super divertida, com piadas e situações comicas da melhor maneira possível. O título até chegou a ganhar uma adaptação em mangá e anime que foi exibido em vários países do mundo, inclusive aqui no Brasil.
Por mais que Viewtiful Joe seja uma franquia de jogos completa, com mecânicas de gameplay divertida e uma história bem elaborada, ainda assim, o títutlo não teve retorno financeiro suficiente para continuar. Foram 4 jogos principais, lançados de 2003 à 2005, e por conta dos prejuizos a Capcom decidiu aposentar a franquia.
Star Gladiator
Star Gladiator é uma série de jogos de luta que foi publicado pela Capcom nos anos 90. A História do jogo se passa em um futuro distante, onde a humanidade colonizou outros planetas e encontrou vida alienígena, porém descoberta de novas raças acaba levando o planeta Terra a uma Guerra Galática.
A gameplay tem como foco o combate dinâmico que acontece em arenas de batalha 3D. O título não emplacou nas vendas como o esperado, e não caiu no gosto popular como outros jogos de luta da Capcom, por esse motivo, Star Gladiator não ganha um novo jogo dês de 1998.
Embora essa franquia esteja muito longe de competir com os jogos de luta que dominam o mercado dos games atualmente, a Capcom poderia trazê-la em um formato de gameplay diferente, com foco no modo campanha, com exploração de mundo aberto, resolução de puzzles e um sistema de combate dinâmico.
Power Stone
Power Stone é uma franquia de jogos de ação em plataforma que revolucionou o gênero de jogos de luta, introduzindo mecânicas de combate dinâmico em 3D, onde os jogadores podiam se mover livremente em zonas abertas, interagir com os cenários e pegar diversas armas e itens de power ups durante as batalhas.
Lançado no ano 2000 para Arcades e Dreamcast, a Capcom simplesmente abandonou essa obra de arte, talvez porque o mercado de games mudou, e a jogabilidade de Power Stone "não se alinha com as tendências atuais", ou talvez, a desenvolvedora esteja esperando um momento certo para trazer um novo game pra essa franquia.
Maximo: Ghost to Glory
Maximo: Ghost to Glory é um jogo de ação e plataforma que foi lançado em 2001 para o PlayStation 2. A gameplay tem como foco desafios e obsátculos de plataforma, incluindo elementos de RPG, onde os jogadores podem melhorar suas armas e armaduras.
O jogo foi bem recebido pela crítica e pelos jogadores, recebeu notas positivas em praticamente todos os sites em que foi avaliado. Apesar da recepção positiva, Maximo: Ghosts to Glory não teve um desempenho comercial considerado bom para que a Capcom investisse em um novo jogo.
Strider
Strider é uma série de jogos de ação e plataforma inspirado no mangá Strider Hiryu. A história do jogo segue o protagonista Hiryu, um ninja cibernético que é enviado em missões perigosas para desmantelar organizações criminosas em um futuro distópico.
O título recebeu várias sequências de jogos ao longo dos anos, incluive em 2014 foi lançado um remake do primeiro jogo, mantendo a jogabilidade clássica, mas trazendo gráficos refinado e controles aprimorado para as novas gerações.
A série de jogos Strider é lembrada devido à sua jogabilidade com ação intensa, atmosfera futurista e personagem carismático que tem um designer incrível. Agora imagina se a Capcom traz essa franquia com uma gameplay totalmente nova, no estilo Ninja Gaiden 3, com combate dinâmico e ação hack and slash, isso seria incrível.
Darkstalkers
Darkstalkers é uma série de jogos de luta que fez muito sucesso na década de 90. O game se destaca por apresentar um elenco de personagens que inclui vários monstros e criaturas sobrenaturais como vampiros, lobisomens, múmias e outros seres lendários.
Além de personagens incríveis, o jogo também possui uma história sólida de background. A trama gira em torno de uma competição chamada "Darkstalkers", onde criaturas se enfrentam em combate para alcançar seus próprios objetivos pessoais.
A Capcom ter abandonado essa franquia é simplesmente insanidade, por mais que vários jogos de luta já ocupe os holofotes dos jogadores atualmente, todos gostariam de ver como ficaria a Morrigan Aensland e outros personagens com os gráficos da geração atual.
Mega Man X
Tudo bem, você pode estar pensando assim que Mega Man não está tão abandonado assim pela Capcom, afinal o último jogo lançado foi em 2018, intitulado Mega Man 11. Mais vamos dar uma atenção aqui pra série X, que não recebe um jogo novo dês de 2004.
Mega Man X é uma série de jogos que introduziu novos protagonistas e vilões na franquia Mega Man, e muitos jogadores consideram essa série a melhor da franquia. Em Mega Man X somos apresentados ao protagonista X, que é uma versão mais avançada do Mega Man original.
Também foi na série Mega Man X que o personagem Zero apareceu pela primeira vez, esse é um dos personagens mais amado de toda franquia. O vilão Sigma também foi introduzido nessa série, e se tornou o antagonista mais icônico de Mega Man.
A série Megaman X teve um total de 8 jogos lançados de 1993 a 2004. Os seis primeiros títulos foi só sucesso, a Capcom estava empenhada e os jogos foram melhorando cada vez mais a cada lançamento... porém, a partir do Mega Man X 7, desandou o negócio.
Os títulos Mega Man X7 e Mega Man X8 mudaram completamente o conceito de gameplay que já tinha sido estabelecido nos jogos anteriores. Os gráficos agora era em 3D, e muitos jogadores sentiram que a mudança não foi bem executada, e que os gráficos 3D eram inferiores comparado a outros jogos da época.
Os controles foram criticados por serem imprecisos e pouco responsivo, especialmente durante os desafios de plataforma e combates, a jogabilidade era péssima. Teve também a introdução de um novo protagonista que ninguém gostou e vários outros problemas. Mesmo com tudo isso, os fãs aguardam anciosamente por um Mega Man X9.
God Hand
God Hand é um jogo de ação em terceira pessoa desenvolvido pela Clover Studio e publicado pela Capcom. Na história do jogo acompanhamos o protagonista Jin, um jovem que possui a “Mão de Deus”, que lhe da vários poderes e habilidades especiais. Jin parte em uma jornada para enfrentar os 'Quatro Reis Celestiais' e resgatar uma garota chamada Olivia.
O game apresenta uma jogabilidade de combate corpo a corpo e permite aos jogadores personalizar seus movimentos de luta poderes especiais, além de introduzir momentos humor da melhor maneira possível.
Considerações Finais
É claro que a Capcom não abandonou esses jogos literalmente, o ponto é que a empresa tem priorizado demais outras franquias que são considerada suas "joias da coroa" como Resident Evil e Street Fighter. De vez enquando a desenvolvedora lança um outro título de peso do seu catálogo, como foi o caso mais recente com Dragon's Dogma e Monster Hunter.De 2010 a 2024, a Capcom lançou nove jogos da franquia Street Fighter e dez jogos da franquia Resident Evil, isso quer dizer que quase todo ano tem um jogo novo de Resident Evil enquanto outras franquias são deixadas de lado.
Conclusão
Esses foram apenas alguns exemplos de jogos que a Capcom tem em seu catálogo, mas infelizmente não costuma dar muita atenção. A editora tem muito mais títulos sob sua patente, vários jogos que são amado pelos fãs e estão esquecidos nos cofres da empresa.